Powered By Blogger

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Energias Renovavéis. Funciona ou não Funciona?

A energia renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e calor, que são renováveis (naturalmente reabastecidos). Em 2008, cerca de 19% do consumo mundial de energia final veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, e 3,2% a partir da hidroeletricidade. Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram outros 2,7% e este percentual está crescendo muito rapidamente. A porcentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis.
A energia do sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais.
A geração de energia eólica está crescendo à taxa de 30% ao ano, com uma capacidade instalada a nível mundial de 157,9 mil megawatts (MW) em 2009, e é amplamente utilizada na Europa, Ásia e nos Estados Unidos. No final de 2009, as instalações fotovoltaicas (PV) em todo o globo ultrapassaram 21.000 MW e centrais fotovoltaicas são populares na Alemanha e na Espanha. Centrais de energia térmica solar operam nos Estados Unidos e Espanha, sendo a maior destas a usina de energia solar do Deserto de Mojave, com capacidade de 354 MW. O maior instalação de energia geotérmica do mundo é The Geysers, na Califórnia, com uma capacidade nominal de 750 MW. O Brasil tem um dos maiores programas de energia renovável no mundo, envolvendo a produção de álcool combustível a partir da cana de açúcar, e atualmente o etanol representa 18% dos combustíveis automotivos do país. O etanol combustível também é amplamente disponível nos Estados Unidos.

Olhar verde - Colégio São José de vila matilde !

Reciclagem de papel!
    Na escola São José há várias plantas para deixar o colégio mais ambientalista. Caminhando pela educação infantil, você percebe flores de variadas espécies, e muitas árvores.Na horta você consegue ver erva-doce, árvore de limão, feijão, pitanga, laranja, jabuticaba, mexirica pokan. É tão bonito as plantas que até animais fazem ninhos, sem contar com um monte de tatu-bola! Além do mais no patio da escola você percebe varias latas de lixo de reciclagem (azul-papel, vermelho-plástico, amarelo-metal e verde-vidro). Por fim me orgulho em dizer que essa escola é VERDE, pois as crianças plantam e aprendem a reciclar!  

Patio da Escola.


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Queimadas. Isso é muito sério para sua saúde!

A prática de realizar queimada promove uma série de problemas de ordem ambiental, tal fato tem ocorrido em diferentes pontos do planeta, os países
 subdesenvolvidos são os que mais utilizam esse tipo de recurso.

As queimadas são mais frequentes em áreas rurais que praticam técnicas
 rudimentares de preparo da terra, quando existe uma área na qual se pretende cultivar, o pequeno produtor queima a vegetação para limpar o local e preparar o solo, esse recurso não requer investimentos financeiros.

Do ponto de vista agrícola, o ato de queimar áreas para o desenvolvimento da agricultura é uma ação totalmente negativa, uma vez que o solo perde nutrientes, além de exterminar todos os microrganismosplantios a situação se agrava gradativamente resultando na infertilidade.

Outra questão que deriva das queimadas é o aquecimento global, pois a prática é a segunda causa do processo, ficando atrás somente da emissão de gases provenientes de veículos automotores movidos a combustíveis fósseis. Isso acontece porque as queimadas produzem dióxido de carbono que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.

As queimadas praticadas para retirar a cobertura vegetal original para o desenvolvimento agrícola e pecuária provocam uma grande perda de seres vivos da fauna e da flora, promovendo um profundo desequilíbrio ambiental, às vezes em níveis sem precedentes.

No caso específico do Brasil, as queimadas tem sido responsáveis pela diminuição de importantes domínios brasileiros, principalmente a floresta Amazônica e o Cerrado, duas áreas intensamente exploradas pela agropecuária, o segundo é o mais agredido, pois segundo estimativas restam menos de 20% da vegetação original, pois o restante já foi ocupado por lavouras e pastagens e o primeiro nos últimos anos tem atraído muitos produtores, isso certamente causará grandes impactos em uma das áreas mais importantes do mundo e que deve ser conservada para as próximas gerações.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Primeiro de tudo.

Meio Ambiente pode ser um assunto em que muitas pessoas (não todas), não tenha interesse. Mas temos que nos conscientizar e raciocinar desde o começo. Muitas pessoas acham que o fim do mundo será em 2012 mas não há nada provado, e é claro que é muito melhor se prevenir. Antes de você jogar aquele lixo na rua (havendo ou não uma lixeira próxima), de demorar horas no banho, de usar aquele desodorante aerosol que acaba com a camada de Ozônio que é uma espécie de película que nos protege dos raios ultravioleta etc (não todos os desodorantes aerosóis) e muitas outras atitudes digamos prejudiciais ao meio ambiente, PENSE EM SEUS FILHOS, NETOS, BISNETOS. As pessoas do amanhã morreriam por o que você joga fora hoje. E TODOS SÓ VÃO SE CONSCIENTIZAR QUANDO TUDO SE ACABAR, QUANDO FOR TARDE DEMAIS PRA REPENSAR EM TUDO O QUE FIZERAM! Vamos lá, mundo! Ainda temos tempo suficiente pra concertarmos todos os danos que causamos! E pra facilitá-lo, o blog Árvore Florida (Deixe o mundo mais verde!), tem algumas dicas sobre coisas que você mesmo pode começar a praticar, e que não é nada difícil :

Economizando Água

- Não demore muito no banho. Em média se gasta 130 litros de água em 15 minutos;
- Se for lavar o cabelo e precisar demorar mais um pouco, economize no mesmo dia outras coisas, como por exemplo energia elétrica;
- Lave o carro com balde e não com a mangueira, pois em 30 minutos com a mangueira você gasta até 560 litros de água.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes. Com a torneira aberta você gasta até 25 litros de água.
- Maneire na descarga. Aperte a descarga de acordo com o tempo necessário.
- Ao lavar a calçada, não use a mangueira como vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde água, assim economizará até 250 litros de água
- Feche a torneira quando lavar a louça. Ensaboe e depois enxague tudo de uma só vez, assim você economiza até 105 litros de água.


Economizando Energia Em Casa

  • utilizar cores claras na pintura de paredes internas e do teto;

  • utilize a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente;

  • aproveitar ao máximo a iluminação natural;

  • estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratégicos da sua casa; por desinformação das pessoas na hora de construir, acabamos por perder grandes oportunidades de aproveitar a energia do sol, que é de graça. Isso vale também para novos projetos; 

  • utilizar lâmpadas fluorescentes em ambientes que necessitam de maior iluminação (duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts);

  • demore menos no banho, porque o chuveiro elétrico gasta muita energia

  • no verão, deixe a chave na posição "verão";

  • estude a possibilidade de instalar um aquecedor de água por energia solar. Atualmente esses aquecedores estão com preços mais acessíveis, e necessitam de baixa manutenção;
 Muito mais dicas de como economizar energia elétrica em http://www.ufscar.br/~perene/dicas.htm

Enquanto nem um político foi bom o suficiente pra melhorar nesse aspecto, FAÇA A DIFERENÇA. Não só pra isso mas pra tudo.

FAÇA A DIFERENÇA S-E-M-P-R-E.
Vejam tudo isso em http://www.youtube.com/watch?v=z7rP1RjrfCY



                                                                                                                                                                  

 
                      






Saiba mais- ÁGUA!

A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida.
Algumas vezes, no uso típico, a água se refere apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado "gasoso", mais corretamente denominado de vapor de água ou vapor. A água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos e em outros corpos d'água grandes, 1,6% em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formada de partículas de água sólidas e líquidas suspensas no ar) e precipitação. Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados.
A água na Terra se move continuamente por um ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar. A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra.
A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para, logo depois, ser eliminada pela urina os resíduos decorrentes desse metabolismo, ou evaporada pelos poros, mantendo a temperatura corporal, assim como eliminando sais e impurezas. As lágrimas são um outro exemplo disso.
Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufatura e transformações de insumos básicos em bens comerciais.
O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e PIB per capita de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável. A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura

Atmosfera, Clima e Tempo!

       Atmosfera,Clima e Tempo

A atmosfera da Terra serve como um fator principal para sustentar o ecossistema planetário. A fina camada de gases que envolve a Terra é mantida no lugar pela gravidade do planeta. O ar seco consiste em 78% de nitrogênio, 21% oxigênio, 1% árgon e outros gases inertes como o dióxido de carbono. Os gases restantes são geralmente referenciados como "trace gases", entre os quais se encontram os gases do efeito estufa como o vapor d'água, dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e ozônio. O ar filtrado inclui pequenas quantidades de muitos outros compostos químicos. O ar também contém uma quantidade variável de vapor d'água e suspensões de gotas de água e cristais de gelo vistos como nuvens. Muitas substâncias naturais podem estar presentes em quantidades mínimas em amostras de ar não filtrado, incluindo poeira, pólen e esporos, maresia, cinzas vulcânicas e meteoroide. Vários poluentes industriais também podem estar presentes, como cloro (elementar ou em compostos), compostos de flúor, mercúrio na forma elementar, e compostos de enxofre como o dióxido de enxofre [SO²].
A camada de ozônio da atmosfera terrestre possui um importante papel em reduzir a quantidade de radiação ultravioleta (UV) que atinge a superfície. Como o DNA é facilmente danificado pela luz UV, isso serve como proteção para a vida na superfície. A atmosfera também retém calor durante a noite, assim reduzindo os extremos de temperatura durante o dia.